sexta-feira, 16 de julho de 2010

são os pés quem constrõem o mundo




Agora em julho eu participei de um curso de Permacultura. Nele discutimos e exercitamos a capacidade de "desenhar" o nosso espaço vital, refletindo sobre as relações que estabelecemos com o ambiente para viver de modo sustentável.
Uma das aulas foi a de bioconstruções. Nela vimos as várias possibilidades de construir utilizando recursos naturais sem deixar um rastro de destruição como resultado. Cerca de 50% de todos os recursos naturais gastos do planeta são usados em construções.
Daí que tivemos um pouco de prática em construir com terra. Existem várias possibilidades: adobe, solocimento, superadobe, pau a pique, taipa de pilão, cob. As imagens acima mostram uma turma de alunos preparando o cob, que é basicamente composto por terra, água e palha. Nós preparamos o cob com os pés, pisando e repisando. E acrescentamos um ingrediente especial: alegria, satisfação e cantoria. Metemos o pé na lama e isso foi muito prazeroso. Cantamos e dançamos. Os pés ficaram barrentos e a sensação era de que voltávamos a fazer parte da terra, daquela liga viscosa que deseja fazer parte de nós. Dançando em cima do barro mole fomos envolvidos e as ligações com a terra e entre nós se estabeleceram. Ah, se todos soubessem como é prazeroso fazer parte da terra... Em sua inocência e pureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário