segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eu conheço poucos ipês brancos em Brasília. Esse fica próximo à ponte do Bragueto. Os ipês brancos fazem um espetáculo em sua floração, e eu sempre fico imaginando que eles devem ter algum parentesco em beleza com as cerejeiras do Japão. Esse é o meu caminho para o trabalho e quando estou menos distraído com as preocupações do dia a dia, e coincide com a época de sua floração, fico aguardando vê-lo exuberante explodindo suas flores ao meu olhar ávido das coisas boas da vida. Suas flores duram poucos dias. Um dia criei coragem e fui vê-lo de perto. Nessa foto as flores já estavam minguando, não consegui registrar o que sempre fica brilhando em minha memória.

O ipê fica ao lado da pista que vai em direção ao Plano Piloto. Em frente ao ipê branco existe uma placa de trânsito. Ela determina um limite: não ultrapasse os 80 quilômetros por hora. Eu creio que nos períodos em que o ipê floresce deveria haver outra placa indicando: Pare! Reverencie o ipê e suas flores. A beleza dele é sem limites e precisamos reservar um tempo para simplesmente admirar. Depois siga seu caminho com o olhar rejuvenescido.

A placa de 80 quilômetros por hora oculta o belo ipê branco florido e todos seguem acima da velocidade permitida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário